2006/2007

Breve Introdução

A Biologia engloba atualmente uma enorme diversidade de áreas que podem ir desde as biomoléculas até aos biossistemas, passando pela estrutura celular, organismos e populações. Estas áreas encontram-se associadas à resolução de importantes problemas como sejam as terapias celulares, biomedicina e biomateriais; alterações climáticas globais, degradação dos recursos naturais, redução da biodiversidade e poluição da água e do ar; tratamento, reciclagem de resíduos e biorremediação, entre outras.

Historial

Avaliação/Acreditação/Registo:
Acreditação A3ES
ARegisto DGES R/A-Ef 2070/2011

Publicação em Diário da República:
Despacho n.º 5482/2010

Publicações anteriores:
Despacho n.º 23535/2008



Saídas Profissionais

O que é ser Biólogo?

É a profissão ideal para quem adora a natureza, gosta de observar e pesquisar, tem entusiasmo para investigar a complexidade do mundo vivo.

A licenciatura em Biologia do ISA visa a formação de profissionais com um perfil técnico-científico de banda larga, com uma fase inicial de 3 anos de formação em ciências biológicas e ciências exatas complementares, à qual se seguem dois anos formação que aprofunda os processos universais dos organismos vivos. A importância estratégica da Biologia, ciência em franca expansão no mundo atual, radica nas suas numerosas aplicações práticas e avanços teóricos, com crescente importância sócio-económica, política e filosófica. A expansão das ciências biológicas baseia-se especialmente no desenvolvimento de interfaces com outras áreas científicas mais aplicadas, como a ecologia, a biofísica, a biotecnologia, a Bioinformática...

A Biologia engloba atualmente uma enorme diversidade de áreas que podem ir desde as biomoléculas até aos biossistemas, passando pela estrutura celular, organismos e populações. Estas áreas encontram-se associadas à resolução de importantes problemas como sejam as terapias genéticas, biomedicina e biomateriais; alterações climáticas globais, degradação dos recursos naturais, redução da biodiversidade e poluição da água e do ar; tratamento, reciclagem de resíduos e biorremediação, etc.

      Saídas Profissionais

  • Ambiente e Ecologia Aplicada;
  • Conservação da Natureza;
  • Genética e Biologia Molecular;
  • Consultoria e Auditoria;
  • Investigação Científica e Ensino;
  • Administração Pública, Central e Local.

Regime de Funcionamento

Diurno

Propinas

Anual 2018/2019

Estudantes nacionais: 1.063,47 €
 
Estudantes internacionais: 3.000 €

Coordenadores

Maria Leonor Mota Morais Cecílio